Quantcast
Channel: Mundo do Marketing - Últimas Notícias RSS
Viewing all 8853 articles
Browse latest View live

Fashion.me amplia atuação para os Estados Unidos

$
0
0

A Fashion.me cria uma versão do site em inglês para o mercado americano e é a única empresa brasileira de tecnologia a participar da Mercedes-Benz Fashion Week. No evento, que ocorre em Nova York no dia 14 de fevereiro, a marca pretende lançar oficialmente o portal e apresentar o conceito do negócio e o plano de expansão internacional para 450 pessoas dos setores de moda e digital. A rede social conta com mais de 1 milhão de usuários e desde o ano passado recebe apoio financeiro da Intel Capital.

Fashion.me,rede social,evento,expansão,inglês

 


Especial Franquias: Segmentação e interiorização são oportunidades

$
0
0

especial franquias,interiorização,segmentaçãoAs oportunidades em 2013 para o setor de franquias não estão aliadas a modismos, tampouco a algum segmento específico.  A grande estrela da vez é a diversificação de produtos e serviços cada vez mais especializados e a criação de franquias dos mais diferentes segmentos. A oportunidade gerada em novos nichos vem acompanhada de uma forte preocupação com o encantamento do cliente. Nos grandes centros, as franquias aproveitam a pacificação das favelas para explorar estes mercados e adaptar seu modelo de negócios.  O movimento de interiorização passa a ser alternativa eficaz na exploração de novas áreas e no barateamento de custos. Com isso as cidades adjacentes às capitais, com faixa entre 60 e 70 mil habitantes, também se tornam alvo das franqueadoras em busca por estabelecer sua presença para além das metrópoles e dos shoppings centers para crescer.

Visando encontrar nichos ainda não explorados e com isso oferecer produtos e experiências diferenciadas para seus clientes, as franquias vivem um momento de forte segmentação. Realidade confirmada nas praças de alimentação, que antes abrigavam redes de hamburgers, saladas, grelhados e massas, e hoje recebem lojas dos mais variados tipos com opções de gastronomia asiática, mexicana, australiana além de sobremesas como iogurtes, cupcakes e brigadeiros. O mesmo acontece na beleza com empresas cada vez mais especializadas: algumas cuidam só de sobrancelhas, ou dão tratamento especial aos pés, enquanto  outras atendem apenas homens de forma personalizada, com direito até a cerveja gelada enquanto esperam.

Focadas em qualidade de atendimento e serviço de excelência, as marcas querem se superar, além de concorrer com outras empresas e buscam reestruturar sua forma de se relacionar com o cliente. "Cada vez mais o caminho para ganhar o consumidor é oferecer valor agregado aos produtos e serviços. É uma tendência que excede os limites de qualquer segmento, é válida para todos que se propõe a atender ao público de alguma forma. As maneiras de estreitar o relacionamento e a afinidade com o cliente variam desde criar mimos, presenteando o visitante, realizar ações de aniversário e até investir no conforto da loja. O ano de 2013 não anuncia nenhuma tendência de produto e sim de comportamento", diz Fátima Rocha, Presidente da ABF-Rio (Associação Brasileira de Franchising), em entrevista ao Mundo do Marketing.

As franquias seguem na contra-mão do PIB nacional, que se manteve sem crescimentos significativos no último ano, enquanto o segmento continua crescendo cerca de 15% anualmente. Apesar de ser um modelo jovem no Brasil, ganhando expressividade nos últimos 25 anos, as franquias conseguem manter maior vitalidade que mercados mais antigos, por meio do garimpo de oportunidades. Uma delas é a conversão de empresas especializadas nos mais variados setores em franquias, atraindo inclusive companhias cujo foco original não era o franchising para dentro do modelo.

China In Box enxerga oportunidades no fast-food
O China in Box é um exemplo: antes focada na entrega domiciliar, a rede está atento as projeções de crescimento das franquias e expandiu na última década cerca de 90% das suas operações amparada em pontos de venda franqueados. Neste ano, a empresa pretende preencher a demanda por comida chinesa em praças de alimentação investindo na abertura de fast-foods em shoppings e restaurantes de rua espalhados pelo país. As novas unidades serão divididas entre franquias e lojas próprias, que assumirão os custos operacionais mais altos.

A decisão foi tomada para proteger seu território e atender a pedidos de clientes que desejavam a opção de ir ao restaurante como forma de lazer, além do delivery. Parte da estratégia de expansão inclui fortalecer seu atendimento no interior do país e abrir canais de vendas em comunidades pacificadas. Manaus, no Amazonas, receberá investimentos semelhantes aos realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. A capital registrou o maior consumo dos produtos da marca no Brasil. A região também ganhará novos restaurantes além de unidades em shoppings e um cardápio exclusivo para refeições no local, que inclui pratos como o Yakisoba para quatro pessoas, carne com molho de ostras e carne china com molho picante.

O atendimento em regiões pacificadas e a abertura de lojas, por sua vez, estão em fase de estudos. "Estamos na época de entender como seria trabalhar a entrega nestas áreas para definir a logística, já que as ruas ainda não constam no Google Maps e os CEPs não são claros. Isso nos coloca na dependência de contratar entregadores que sejam moradores, o que gera novos empregos, mas se torna uma dificuldade, pois a oferta de profissionais nessas comunidades não supriria a demanda. Hoje entregamos até a entrada das comunidades", analisa Robinson Shiba, CEO e Fundador do TrendFoods,  em entrevista ao Mundo do Marketing.

Comunidades pacificadas abrem espaço para marcas
Após a pacificação de territórios dominados pelo crime, as favelas cariocas que viviam à margem de serviços e empresas de grande porte agora experimentam a abertura de espaços para instalação de marcas conhecidas. As franquias estudam sua entrada nessas localidades, sabendo do grande poder de compra dos moradores proporcionado pelo crescimento da nova classe média.

Antes da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), a violência afastava qualquer provável investidor, assombrado pelo domínio do tráfico. Isso obrigava os moradores a buscar oportunidades de emprego, realizar compras e se divertir em outros bairros. Atualmente, o caminho se inverte: além do clima de paz que inspira confiança aos empresários, o baixo custo e grande oferta de imóveis incentiva o ingresso nessas regiões.  A expansão da oferta de serviços e produtos favorece também os moradores que têm prioridade  para preencher os postos de trabalho e passam a ter opções de consumo perto de casa.

A ABF-Rio estimula o interesse dos empreendedores por áreas onde as UPPs foram instaladas. Na Rocinha, maior comunidade pacificada da América Latina, a presença de franquias é garantida e conta com unidades da Pink Biju, Pacheco, Mega Mate, Bob´s e Yes, que recebeu um formato de curso de inglês personalizado, focado no mercado de trabalho. "No início do ano, a associação promoveu um workshop voltado para franqueadoras que reuniu marcas como Yes, Mega Mate, e incluiu uma visita ao Complexo do Alemão para reconhecimento do mercado", explica Fátima Rocha, Presidente da ABF-Rio.

especial franquias,interiorização,segmentaçãoInteriorização e pontos alternativos, opções para baratear
No mesmo ritmo do fast food chinês, outras redes buscam estabelecer sua presença nas regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste e também nos interiores do Sudeste e do Sul. A entrada de grandes marcas nessas localidades transformou e sofisticou a relação de consumo em locais que antes não eram percebidos como expoentes para receber franquias. "Os moradores do interior do Brasil hoje desejam consumir as mesmas coisas que são encontradas por exemplo no Rio de Janeiro, São Paulo ou em Brasília. Existe efetivamente uma tendência de interiorização não só para as franquias, mas para a economia como um todo", diz Marcelo Cherto, Presidente do Grupo Cherto, em entrevista ao portal.

A tendência de buscar espaços para além dos grandes centros reflete a fuga dos empresários da eminente alta imobiliária vivida nos últimos anos. As empresas seguem para as cidades menores e espaços alternativos em busca de aluguéis e taxas de manutenção mais baixas, o que gera oportunidades em postos de gasolina, hospitais e estações de metro. "No Albert Ainsten em São Paulo, há um Café Vienna e uma loja da Koppenhagen, porque lá circula gente com poder aquisitivo alto e que está no pique de comprar chocolate para levar de presente para quem está doente ou para se compensar de alguma tristeza. Além disso, as negociações do espaço são mais flexíveis. A loja precisa se pagar e os custos de ocupação como luvas e condomínios nos últimos tempos cresceram muito", aponta Marcelo Cherto.

No início das franquias no Brasil, o critério para estabelecer um ponto de venda era predominantemente a quantidade de habitantes. As cidades com menos de 300 mil moradores fugiam do padrão. "As empresas precisam se adequar a territórios com 100 mil e até 60 mil moradores, inclusive formatando modelos especiais para atender a este público. É o caso de Campina Grande na Paraíba e Arapiraca em Alagoas. O cenário é promissor também para Pernambuco, Bahia e Ceará, onde o número de cidades com potencial é grande. No Piauí e no Maranhão, a concentração ainda é nas capitais. No Pará, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a interiorização é forte: três ou quatro municípios recebem investimentos maciços. Acre, Roraima e Tocantins começam este ano a receber marcas mais fortes", analisa Ricardo Camargo, Superintendente da ABF, em entrevista ao Mundo do Marketing. 

* Com reportagens de: Ana Paula Hinz e Bruno Garcia

Veja também na série Especial Franquias:Erros e acertos ao abrir e expandir lojas , Quero franquear minha marca: como fazer?, Mercado continua em franca expansão eFranquias têm medo do e-commerce. Como resolvê-lo? 

Goodyear entra no mercado de construção civil

$
0
0

A Goodyear lança sua primeira linha voltada para o mercado de construção civil e disponibiliza 60 itens para a venda nas categorias elétrica e bateria, manuais e lavadoras de alta pressão. Os produtos incluem furadeiras, sopradores térmicos e jogos de soquete e estarão disponíveis nas lojas do Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. A apresentação das ferramentas ao mercado será oficialmente realizada na 19ª edição do Salão Internacional da Construção Feicon Batimat, que ocorre em São Paulo nos dias 12 e 16 de março.

Goodyear,construção civil,mercado

 

Ron Motilla divulga garrafa especial Tesouro do Pirata no Carnaval

$
0
0

A Ron Motilla aproveita o período de Carnaval para divulgar a garrafa especial de Carta Cristal decorada no tema Tesouro do Pirata. O produto será promovido com materiais de comunicação visual em ônibus, abrigo de ônibus, outdoor e frontlight até o fim do período de festas em Recife, Pernambuco, e Fortaleza, Ceará.  O item vem em um rótulo especial retratando o pirata da marca e personagens tradicionais do Nordeste. A impressão em estilo xilogravura mistura arte pop contemporânea com elementos da cultura regional. A ilustração é do coletivo Monstra e o material de comunicação foi desenvolvido pela agência NBS. 

Ron Motilla,rum,Carnaval,comunicação

 

Trident faz karaokê para promover linha Trident Fresh

$
0
0

A Trident instala um karaokê no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, para promover a linha Trident Fresh. A marca é patrocinadora dos blocos Bengalafumenga, que ocorre no domingo dia 10, e Sargento Pimenta, com apresentação na segunda dia 11, e fará a ação durante os intervalos das performances. O Auvivokê já participou de grandes eventos anteriormente, como o Lollapalooza, o Rock in Rio e os Carnavais de São Paulo e Salvador. A criação é da NewStyle.   

Trident,Trident Fresh,karaokê,Carnaval,Lollapalooza

 

Playboy Energy Drink é o energético oficial da Sapucaí

$
0
0

O Playboy Energy Drink é o energético oficial da Marquês de Sapucaí e será vendido em 55 pontos da passarela do Samba e em alguns dos principais espaços Vip. Cerca de nove mil latas estarão disponíveis nos camarotes Brasil e França Brasil. Promotoras circularão pelos dois andares do lugar para divulgar e explicar sobre as versões Regular e Sugar Free. Outras 500 latas serão oferecidas para os convidados do camarote Transamérica. No local, também haverá coollers, baldes e copos personalizados.

Além do Carnaval oficial do Rio, o produto será comercializado no bloco carioca Barra Que Eu Gosto, que se apresenta na Barra da Tijuca na segunda, dia 11. Para divulgar as ações, a fanpage da marca publica notícias sobre Carnaval e postará informações em tempo real diretamente da Sapucaí e do trio elétrico.

Playboy Energy Drink,Carnaval,Sapucaí,bloco

 

Tequila José Cuervo patrocina Camarote Salvador

$
0
0

A Tequila José Cuervo patrocina o Camarote Salvador deste ano na Bahia. A marca montará dois bares no espaço, um na área geral que servirá shots gelados, e outro na área VIP que oferecerá a Tequila Cuervo Platino. Duas equipes de promotores, uma no palco e outra circulando entre os convidados, convidará os foliões a participarem da brincadeira "Big Shot", onde três amigos bebem simultâneamente doses de tequila em copos presos a uma régua que será virada por um dos promotores. A logo da empresa também estampará todos os abadás da festa. A marca reforça sua presença nas "pool parties" organizadas no hotel oficial do Camarote, servindo Cuervo Frozen Margaritas durante as apresentações das atrações musicais MC Leozinho e Morgana & Thascya. 

Tequila, José Cuervo, camarote salvador

Antarctica cria “Limpeza da Boa” para recolher lixo no Carnaval

$
0
0

A Antarctica lança a "Limpeza da Boa" para promover a retirada de lixo das ruas do Rio de Janeiro após a passagem de blocos. A ação envolve o recolhimento, descarte e reciclagem de resíduos e embalagens deixados no chão por 30 blocos. Agentes de limpeza contratados farão a coleta ao longo do percurso dos foliões e tendas de apoio à triagem serão montadas nas áreas de concentração e dispersão das festas.

Além disso, Ecopontos serão mantidos em 15 supermercados da Zona Sul, Centro e Zona Norte para a coleta de latas da Antarctica e outros resíduos sólidos. Este é o quarto ano consecutivo que a marca patrocina o Carnaval de rua da cidade e a expectativa é que o novo projeto recolha 90% do material reciclado descartado pelos 30 blocos. A ação foi desenvolvida pela Brasil/S.

Antarctica,Boa,Carnaval,blocos,limpeza,coleta

 


Sherwin-Williams fornece tintas para carros alegóricos

$
0
0

A Sherwin-Williams fornece as tintas utilizadas nos acabamentos dos carros alegóricos da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro.  O desfile será composto por sete alegorias, 4.100 componentes divididos em 36 alas, e o enredo deste ano tem com tema "Fama".  O samba se inspira na teoria de Andy Wharol, pintor e cineasta norte-americano, que defende a tese de que todos terão 15 minutos de fama.

 

Carnaval,Salgueiro, Sherwin Willians, Tinta.

Gillette, Wella e Oral-B fazem ações de Carnaval

$
0
0

A P&G realiza ações de Marketing para as marcas Gillette, Oral-B e Wella durante o Carnaval. Este é o sexto ano em que a companhia aposta no evento festivo como estratégia de comunicação e relacionamento com os seus públicos. Para a Gillette, a empresa traz o cantor do hit "Gangnam Style", Psy, para se apresentar ao lado de Claudia Leitte no bloco Coco Bambu, em Salvador, hoje. Rodrigo Faro e Michel Teló também estarão hoje no circuito Barra-Ondina para promover a Oral-B. No Rio, Xuxa e Ticiane Pinheiro estarão na Sapucaí a convite de Koleston no domingo, dia 10. Recentemente, as duas mudaram a cor dos cabelos em uma ação da Wella. 

P&G,Gillette,Oral-B,Wella,Carnaval

 

Guaraná Antarctica, Skol e Coca-Cola são as maiores fanpages do Brasil

$
0
0

Guaraná Antarctica, Skol e Coca-Cola são as marcas com as maiores fanpages do Brasil. A página do guaraná possui 10,2 milhões de fãs.  A segunda e a terceria colocadas possuem 9,2 milhões e 7,4 milhões de seguidores. Os números são do relatório de janeiro da SocialBakers e apontam também as empresas que conquistaram o maior engajamento do público: ClickDoe, Adote um Gatinho e Glabin ocupam as três primeiras colocações. Entre as companhias mais ágeis em responder aos questionamentos dos consumidores, Sky, Net e Tam ocupam as primeiras colocações. Veja o ranking com as 10 empresas com o maior número de seguidores no Facebook:

1 Guaraná Antarctica - 10.230.948
2 Skol - 9.366.212
3 Coca-Cola - 7.467.733
4 L'Oréal Paris Brasil - 5.706.586
5 Hotel Urbano - 5.557.027
6 Lacta Oficial - 5.499.395
7 Bis - 4.310.798
8 Cerveja Bohemia - 4.210.337
9 Trident - 4.150.859
10 Itaú - 4.110.982

guaraná antarctica,skol,coca-cola,fanpages,facebook
 

Submarino Viagens faz uma promoção de final de verão

$
0
0

O Submarino Viagens faz promoção de pacotes de viagem para o final do verão. Os clientes que desejarem aproveitar a estação ainda podem optar por passagens para o Rio de Janeiro, a partir de R$ 66,00 e para Barcelona, na Espanha, a partir de 10 vezes de US$ 67,00. Os pacotes para o Nordeste também ganham destaque, como Maceió em Alagoas, a partir de seis vezes de R$74,00.  Para aqueles que desejam sair do país, a sugestão é a hospedagem em Orlando, nos Estados Unidos, a partir de 10 vezes de R$8,00 e em Cancun, no México, a partir de 10 de R$ 8,00. 

Submarino Viagens, Pacotes, Promoção

Balas e chicletes ficam mais caros no Brasil

$
0
0

As balas e chicletes estão mais caros no Brasil. A valorização acontece devido ao aumento dos custos dos insumos da categoria, principalmente açúcar, apoiado pelo aumento da renda da população. O preço médio da categoria cresceu 23% entre 2007 e 2011, de R$ 33,00 o quilo, para R$ 44,00. Os chocolates acompanham a tendência e no mesmo período registraram aumento de 20% , passando de R$ 22,00 para R$ 26,00 por quilo. As informações são do relatório da Mintel.

O mercado brasileiro de balas e chicletes faturou R$ 10.8 bi em 2012. O valor representa um crescimento de 2,8% em relação a 2007. A expectativa do segmento é crescer 5% em 2013 alcançando picos de 6% e 7% entre 2014 e 2016. O resultado é impulsionado pelos eventos esportivos, Copa do Mundo e Olimpíadas. A estimativa da Mintel é que em 2017 o mercado valha R$ 14 bilhões.

balas,chicletes,consumo,mintel

Tintas Coral investe R$ 15 milhões em revitalizações de favelas

$
0
0

A Tintas Coral investe mais de R$ 15 milhões em revitalizações pelo país. O número divulgado no balanço do projeto "Tudo de cor para você", que ocorre desde 2009, inclui ações em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis. Em média, 472 litros de tintas foram usados para renovar mais de dois mil imóveis em favelas de diversas regiões e a estimativa é que a iniciativa tenha impactado mais de 3,5 milhões de pessoas por meio do treinamento de aprendizes e pintores e da mudança de cor das fachadas.

Um dos destaques do projeto é a revitalização da comunidade Santa Marta, no Rio, que teve início em novembro e deve durar até 2014. Cerca de R$ 3 milhões não inclusos no balanço estão destinados à pintura de mais de 1,5 mil casas do local. Essa é a primeira vez que a marca fará a ação em uma favela inteira e não apenas em pontos específicos.

Tintas Coral,Santa Marta,Dona Marta,Favela,comunidade

 

Grupo Nutrilatina entra na categoria de vitaminas

$
0
0

O Grupo Nutrilatina estreia na categoria de vitaminas e minerais com a linha Safe International Vitamins. O lançamento da empresa de suplementação alimentar é composto de produtos como Gerevition, com guaraná na fórmula, e Fish Oil, suplemento à base de óleo de peixe, e faz parte da divisão de negócios Newnutrition. Os itens têm ômega 3, vitamina C e multivitamínicos em suas fórmulas e se propõem a auxiliar o equilíbrio do organismo. O técnico da seleção brasileira de vôlei Bernardinho e a levantadora Fernanda Venturini são embaixadores da linha.

Grupo Nutrilatina,vitaminas,suplementos

 


Ampro e agências organizam 1° Congresso de Live Marketing

$
0
0

A Ampro (Associação de Marketing Promocional) e mais 35 agências do setor organizam o 1º Congresso de Live Marketing com o objetivo de reunir anunciantes, estudantes, imprensa, poder público e profissionais do segmento promocional para debater sobre o mercado e a relação entre clientes e agências. O evento está marcado para os dias 29 e 30 de julho no WTC Business Club, em São Paulo. Detalhes sobre formato e temas serão divulgados futuramente pela Ampro. 

Ampro,marketing,promocional,agências,evento

 

Cory destinará 40% dos ovos de chocolate para lojas próprias

$
0
0

A Cory destinará 40% da sua produção de chocolates de páscoa para suas lojas de fábrica em Ribeirão Preto, São Paulo e Arceburgo, Minas Gerais.  As lojas funcionarão entre os dias 4 a 24 de março, das 9h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Os produtos também serão comercializados para todo o Brasil em lojas de atacado. A marca espera um  crescimento de 15% nas vendas deste ano em relação à páscoa do ano passado e estima comercializar 650 mil ovos de chocolate. A empresa conta com 15 itens diferentes para a data, distribuídos entre as linhas infantil Hipopó, Tradicional Cory e Premmium Magia. Todos os produtos são feitos com 33% de cacau, não contêm gorduras trans e podem ser encontrados em versões que vão de 50g a 375g.

Cory, Páscoa, Chocolate

Aktuell doa matéria prima para artesãs da Brasilândia

$
0
0

A Aktuell firmou parceria com o grupo Brasilianas, formado por mulheres artesãs da Brasilândia, em São Paulo, para a produção de acessórios como carteiras, ecobags e nécessaires com sobras de materiais. A empresa doará todo o material reutilizável produzido internamente para a organização. No final de 2012, a agência reverteu a verba destinada a presentes para seus clientes em recursos para o Brasilianas.

Aktuell, Brasilianas, ecobag, carteira, reciclado

SulAmérica Seguros cria SAC no Facebook

$
0
0

A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos cria SAC na sua fanpage, para atender  os seus 391 mil fãs.  Por meio do cadastro online o cliente poderá realizar cancelamentos, solicitar atendimento, esclarecer dúvidas, obter informações genéricas e institucionais da empresa. Para utilizar o serviço, o internauta deve curtir a página.

SulAmérica Seguros, Facebook

McDonald’s mostra a origem de seus produtos

$
0
0

O McDonald´s mostra a origem dos ingredientes usados em seus sanduíches e lanches. A ação "Além da Cozinha" envolve o portal da marca (www.alemdacozinha.com.br) e os seus perfis nas redes sociais, como Twitter e Facebook. A plataforma traz vídeos e conteúdos explicando como é a produção e o controle de qualidade de todas as carnes, verduras e legumes usadas em seus restaurantes, revelando detalhes dos fornecedores e da cadeia produtiva. A iniciativa visa esclarecer aos consumidores a procedência de toda a matéria prima usada pela rede de fast food.

mcdonald´s,controle de qualidade,além da cozinha,ingredientes

Viewing all 8853 articles
Browse latest View live